
DE OESTE A LESTE

Infográfico da história de como tudo começou









Galeria de fotos históricas
A marcha do Pirambú
A Marcha aconteceu em 1962, liderada por Padre Hélio, suas motivações vinham da tentativa da expulsão dos moradores. Dois anos antes da marcha as pessoas já eram convocadas para participar, foi um período de preparação.
Fortaleza conhecia o Pirambú pela sua face “depravada”, pelos forrós, as gafieiras e etc. Devido essa má fama, durante a marcha o centro da cidade fechou, houve resistência por parte tanto das autoridades quanto de pessoas comuns que acreditavam que a marcha seria uma algazarra.
A marcha, que segundo uns reuniu cerca de 20mil pessoas, mas há quem fale em 40mil, demonstrou o processo de organização dos moradores. Na verdade a marcha foi diferente do que a cidade imaginou, não houve se quer uma briga. Padre Hélio mandou pregar nas portas por onde passavam um papel oficio com a palavra Amor.
A marcha teve repercussão nacional e internacional por causa da organização comunitária, ocorreu em 1 de janeiro de 1962. A partir daí abrem-se as portas para o Pirambú , o povo conquistou o seu direito à terra através do decreto lei 1.058, de maio de 1962, além disso o bairro foi o pioneiro em Movimentos Sociais Urbanos de Fortaleza mostrando que através da organização o povo é capaz de conquistar seus objetivos.
Curiosidades:
Você sabia que o filme Inferno de 1932 foi feito no pirambu? (Assista no video abaixo)

Você sabia que os principais líderes do Pirambú eram padres? Eram Padre Helio e Padre Caetano.