
DE OESTE A LESTE

Projetos e Ações Sociais
Escolinha Beneficente de Surf Moura Brasil
Uma ferramenta de inclusão importante para a vida dos jovens da comunidade, a Escolinha de Surf Moura Brasil, é uma entidade filantrópica que tendo em vista que a vida tende a se apresentar em preto e branco para esses jovens com as condições impostas pelo descaso que tenta responsabilizar suas crianças pela violência existente na realidade em que estão mergulhadas, e se recusa a acreditar nessa tese, pois conhecem o potencial e a vontade que esses jovens têm de evoluir rumo a cidadania.
A instituição age com atividades educativas como aulas de surf, já que a população se encontra à beira-mar, aulas de capoeira, reforço escolar, alfabetização, aulas de línguas estrangeiras – inglês e espanhol – palestras sobre educação ambiental e atividades lúdicas, promovendo o desenvolvimento humano. A maioria dos alunos que acompanha a entidade desde o primeiro dos seus oito anos de ação, já estão concluindo o ensino médio, trabalhando ou com uma profissão garantida, mas nenhum deles deixou de surfar, é claro.
“Agradeço a Deus todos os dias. Para ser sincero, nunca imaginei que o resultado fosse tão grandioso. Continuamos a nos reciclar, buscar conhecimento e capacitação para melhorar nossos serviços. Mas essa intervenção só é possível por conta da generosidade e coração repleto de amor das pessoas que mantêm nossas portas abertas para receber crianças e adolescentes.” – disse o diretor e fundador de escolinha, Profº Wagner Menezes.
Fábrica de Sonhos
Com cunho religioso, essa instituição tem projetos também voltados pra crianças e adolescentes. No local onde está ativo, funciona uma biblioteca comunitária, onde semanalmente são promovidos encontros para clube de leitura, aprendizagem cooperativa, reforço escolar, aulas de inglês e espanhol, aulas de teatro e atividades recreativas (mas tudo bem voltado pra religiosidade). A Fábrica de Sonhos já age na comunidade há três anos.
A população em situação de rua ou inseridas em contexto de maior vulnerabilidade social e violência tem maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde e da rede socioassistencial. O projeto dialoga com a rede de serviços, profissionais e sujeitos que compõem esse cenário, construindo fluxos e articulações.
O Corre Pra Vida consiste na implantação de um ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) para a população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social, que faz uso de drogas e promover os direitos e a inserção nas políticas públicas de saúde. Em 2015 foi implantada a primeira unidade do projeto no Ceará, sendo ela voltada para o Arraial Moura Brasil, já que a área apresenta contexto de intensa vulnerabilidade social e indicadores significativos de violência.
O equipamento funciona 12 horas/dia, de segunda a sexta e 8 horas aos sábados e domingos, servindo de ponto de apoio e suporte para a atuação da equipe de profissionais Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e redutores de danos. Esses profissionais estão disponíveis aos usuários para acolher suas demandas, realizar atendimentos psicossociais e fazer encaminhamentos necessários aos serviços de Redes.
A busca ativa é parte importante do trabalho, onde a equipe realiza abordagens no território buscando construir vínculos com os usuários, reduzindo os danos do uso de drogas e construindo junto a eles, novas possibilidades e projetos de vida em direção a promoção da saúde e de direitos. O equipamento oferta também aos usuários, acesso ao sanitário e ao chuveiro para banho, bem como insumos de higiene e de saúde.