top of page

CATEDRAL METROPOLITANA

Em 1795, foi concluída a primeira capela mor do Ceará, construída com autorização de Portugal. Em 1820, ela foi demolida devido a rachaduras encontradas no teto da edificação. A nova matriz foi concluída em 1854 e recebeu o nome de Igreja de São José. Essa igreja também foi demolida, em 1938, sob alegação de que poderia ruir a qualquer momento, o que causou muita polemica na época, pois a população era contra a demolição da Sé. Com a destruição desse edifício, também foi destruída a contemplação do cruzeiro de Frei Serafim de Catânia, onde os fiéis aprendiam os episódios da Paixão de Cristo e rezava as ladainhas de Nossa Senhora em maio.  


Com isso, em 1939, iniciou-se a construção da atual Catedral de Fortaleza, sob o comando do Arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes. Porém, devido a Segunda Guerra Mundial, a construção da catedral demorou mais que o esperado, sendo inaugurada em 1978, depois de quase 40 anos para ser construída. O responsável pelo projeto foi o engenheiro francês George Mounier.


A planta do edifício é em forma de H e seu espaço interno é dividido em três naves: uma central e duas laterais. À esquerda da nave central encontra-se a Capela de São José, padroeiro do estado do Ceará. Já à direita, está a capela dedicada à Nossa Senhora da Assunção. À esquerda do presbitério da Catedral está a Capela do santíssimo Sacramento. No centro do presbitério encontra-se o altar-mor trazido de Verona (Itália), presente de um amigo de Dom Delgado (ex-Arcebispo de Fortaleza).
 

bottom of page