top of page
PROJETO COSTA-OESTE

     As políticas públicas aplicadas ao Grande Pirambu têm como objetivo claro produzir um novo espaço na faixa litorânea. A região foi inicialmente atendida pelo projeto Sanear (1997-2001). Este era composto por subprojetos como abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana, limpeza pública, gestão ambiental e habitação popular.

 

     Embora o Grande Pirambu tenha os requisitos necessários para a aplicação do programa, a sua implantação na área aponta para o suporte ao Projeto Costa Oeste(2001-2005) na tentativa de transformação do Grande Pirambu, o projeto inicialmente previa a criação de uma via expressa, com o objetivo de diminuir o fluxo na Avenida Lesto-oeste, felizmente o projeto sofreu alterações e passou a consistir na criação de uma via paisagística, na construção de espigões, na oferta de áreas públicas voltadas ao lazer, etc. Tais ações demonstram o processo de expansão do turismo na cidade. O projeto dividiu opiniões entre os grupos organizados do Grande Pirambu alguns se mostravam a favor do projeto e outros se opondo a sua implantação. (Leia mais sobre o projeto na Dissertação de mestrado da Geógrafa Maria Francineila Pinheiro dos Santos)

 

     Em 2004 o arquiteto Marcos Aragão elaborou um projeto de revitalização da área, chamado Parque Marinho Costa Oeste. Em uma declaração feita em 2001 o COEMA fala sobre o projeto, “...tinha como maiores diferenciais à permanência da população nos bairros e a construção de um calçadão em vez de avenida. Isso representaria os interesses da população e não dos especuladores, como acontece com o Projeto Costa Oeste. Era voltado ao homem e n ao à especulação imobiliária. Favela não se retira, se urbaniza”. Infelizmente o projeto não se concretizou.

 

     Em 2005 as obras do projeto Costa Oeste, iniciado na gestão de Lúcio Alcântara, foram paralisadas sob ordem do Ministério Público, que cede a pressão da população, que se sente excluída do processo de urbanização e alega ilegalidade no licenciamento ambiental (Relatório).

PROJETO VILA DO MAR

     Com a mudança de mandato da Prefeitura Municipal em 2005, a prefeita Luizianne de Oliveira Lins retoma o projeto Costa-Oeste. O chamado Projeto Vila do Mar foi implementado em 2007. O curta a baixo foi produzido por uma parte dos alunos da disciplina de Metodologia do Trabalho e da Pesquisa Científica (Edson Farias, João André, Inaiê Camargo, Ruy Rolim e Régis Lima) e tem como tema o referido projeto.

           O Pirambu também ganha as telonas com o filme Lugar das Perdas. O filme aborda o processo de realocamento da população do Pirambu para um conjunto habitacional próximo ao bairro - mudança que fez parte do projeto de urbanização da Vila do Mar. Dezessete horas de entrevistas e dezenas de imagens foram condensadas nos 83 minutos do documentário. (Leia mais)

bottom of page